Selecionamos cidades mineiras imperdíveis para você conhecer. Seja qual for o seu tipo de viagem, descubra cachoeiras, pontos turísticos e outros lugares encantadores em Minas Gerais!
Minas Gerais é um estado fantástico tanto para quem gosta de visitar destinos urbanos e pequenas cidades históricas, quanto para quem prefere cachoeiras e contato com a natureza. Confira qual dessas cidades mineiras combina mais com você e capriche no planejamento!
Cidades de Minas para conhecer
1. Belo Horizonte
Se engana quem pensa que a capital do estado está reduzida apenas ao papel de porta de entrada para as cidades históricas de Minas Gerais: há muito o que fazer em Belo Horizonte. Os oito museus ao redor da Praça da Liberdade nos aproximam da cultura e da arte do estado, assim como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer.
A gastronomia mineira, em especial a infinidade de queijos, deve ser provada no Mercado Central. E o cair da tarde, em qualquer esquina, serve para comprovar o título de capital mundial do boteco.
2. Ouro Preto
A antiga Vila Rica é prova viva dos tempos em que o ouro ditava as regras, os intelectuais tramavam a Inconfidência Mineira e Aleijadinho demonstrava sua genialidade através da talha e da escultura.
Para comprovar isso tudo, será preciso subir e descer ladeira como nunca! No entanto, garantimos que o fascínio causado pelo casario histórico de Ouro Preto como um todo, em especial as igrejas e os museus, vão compensar o esforço físico.
Sem falar no Festival de Inverno que ocorre todos os anos. As ruas e espaços são tomados pela arte, com muita interação com o público.
3. Mariana
Ao chegar, logo se avista a placa com os dizeres: “aqui nasceu Minas Gerais”. Mariana, primeira vila elevada à categoria de cidade, também remete aos tempos da Corrida do Ouro. O clima aqui é mais de cidade pequena do que de cidade histórica.
E o interessante é justamente isso. Basta virar uma esquina para deparamos com construções imponentes, a exemplo da Igreja de São Francisco de Assis e da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, uma ao lado da outra.
4. Tiradentes
O cenário parece o de uma típica novela das seis, dada a impecabilidade das casas coloniais e das ruas de paralelepípedo. Tiradentes é um dos melhores lugares para viajar em Minas para quem busca pelo charme de uma cidade histórica, aliado ao sossego de um lugar pequeno.
O passeio de charrete pelo centro e a viagem de maria-fumaça até São João del Rei são prazerosos, mas é a comida mineira, carro-chefe dos excelentes restaurantes locais, que arranca suspiros.
5. Carrancas
Carrancas, essa cidadezinha de meros 4 mil habitantes, é repleta de belezas naturais, em especial cachoeiras, poços e grutas. São pelo menos sete “complexos”, cada qual formado por um conjunto de quedas d’água. Na dúvida, visite o Complexo da Fumaça e o Complexo da Zilda, dois dos mais bonitos e conhecidos.
6- Brumadinho – Inhotim
Causa orgulho constatar que uma atração do porte de Inhotim esteja localizado no Brasil, mais precisamente em Brumadinho. Esse misto de museu de arte contemporânea e jardim botânico é um lugar único.
Parte da experiência é ser surpreendido com o que aguarda o visitante atrás de cada porta de cada uma das inúmeras galerias. Asseguramos que não é preciso ser entendedor de arte para se sentir completamente fascinado por Inhotim.
7. Capitólio
Essa era apenas uma pequena cidade de 8 mil habitantes do sudoeste mineiro. Até que a fama das belezas naturais de Capitólio ganhou o mundo. O culpado? Os cânions do Lago de Furnas. Pudera! A paisagem aqui é a combinação entre paredões rochosos, águas esverdeadas e cachoeiras. Ver os cânions de baixo, em passeio de barco, é tão obrigatório quanto vê-los de cima, nos mirantes. As inúmeras cachoeiras de Capitólio e região completam o passeio.