Conheça as melhores atrações da Chapada dos Veadeiros em Goiás.
1. Mirante da Janela
Destino de quem busca um lindo cenário e aquela foto especial, o Mirante da Janela atrai cada dia mais turistas na Chapada dos Veadeiros.
As pedras, no alto da montanha, formam um linda janela natural com vista para a queda de 120 metros do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
A Trilha do Mirante da Janela não está entre as mais fáceis da Chapada dos Veadeiros, mas também não é nada impossível de ser percorrida. O trajeto, ida e volta, tem cerca de 8 km de distância e se alterna entre trechos de níveis fácil e difícil.
2. Cataratas dos Couros
As Cataratas são formadas pelo Rio dos Couros. Para quem quer nadar e curtir as Cataratas sem medo, ir no período de seca é a melhor opção.
As Cataratas na verdade são formadas por quatro quedas d’agua: a Muralha; a São Vicente; a Cachoeira do Parafuso; e a Bujão.
Como o trajeto até as Cataratas dos Couros é demorado e considerando que por lá existem muitas atrações, separe um dia inteiro para conhecer com calma o lugar.
A entrada é gratuita e lá não há estrutura, somente uma barraquinha antes da trilha que, quando fomos, estava vendendo água de coco, água mineral, refri e cerveja.
3. Cachoeira Santa Barbara
A trilha para chegar à Cachoeira Santa Bárbara é considerada de intensidade leve. O percurso é de aproximadamente 1,5 km e gastamos aproximadamente 25 minutos.
Sua queda tem aproximadamente 30 metros de altura, mas o que mais chama a atenção é seu poço com águas cristalinas. A tonalidade de sua água faz com que seja considerada uma das mais bonitas do Brasil.
4. Cachoeira Rei do Prata
A Cachoeira Rei do Prata fica em um complexo de cachoeiras que fica dentro de duas propriedades privadas.
A primeira “portaria” que dá acesso a ele fica situada a 70 km de Cavalcante.
Ao todo são 7 cachoeiras, sendo 5 delas situadas em uma propriedade e 2 em outra. São cerca de 14km ao todo.
É também conhecida como Rei ou cachoeira do Prata. É a principal cachoeira do Complexo.
Ela é ótima para banho, tem uma parte mais rasa, logo no início e depois a parte funda. Tem umas pedras pra você subir e pular, se for do tipo que pula (eu não sou, fico travada e não saio do chão haha).
5. Cachoeira Almécegas
Para chegar na Cachoeira Almécegas, é preciso seguir até a Fazenda São Bento de carro. A Fazenda São Bento fica mais ou menos no início desse percurso, a partir de Alto Paraíso.
A visita de acontece em 3 cachoeiras: Almécegas I, Almécegas II e Cachoeira São Bento.
Considerando que a única estrutura no lugar é a própria trilha e um mirante que eles construíram de frente para a Almécegas I, ainda acho caro para os padrões de hoje.
A fazenda oferece uma série de outras atividades, como rapel, passeio a cavalo, tirolesa, mas todas precisam ser reservadas e pagas à parte.