Pontos Turísticos em Brasília
São inúmeros os pontos turísticos em Brasília, capital do Brasil. A cidade fica no território do estado de Goiás, numa região de baixa umidade, próxima de destinos turísticos famosos, como Caldas Novas, Rio Quente e Pirenópolis. A cidade recebe muito bem seus visitantes tanto no período de férias e feriados, quanto nos fins de semana.
São diversas atrações para quem visita o Distrito Federal, sendo que as principais são prédios do governo, museus e monumentos. Mas a capital proporciona também experiências que pouca gente sabe, como passeios ao livre em parques e áreas verdes e até mesmo roteiros místicos.
Pensando nisso a Voando Alto preparou pra você algumas dicas de pontos turísticos em Brasília. Confira!
Dicas de Pontos Turísticos em Brasília
1. Água Mineral – Parque Nacional de Brasília
O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como “Água Mineral”, possui piscinas naturais abastecidas com água corrente para os turistas se refrescarem no calor. Para quem gosta de caminhada, o parque dispõe de duas trilhas de pequena dificuldade: a da Capivara e a do Cristal Água.
O local conta ainda com diversas espécies de animais que podem ser contemplados pelos visitantes. É uma verdadeira aula sobre o Cerrado ao ar livre. Fica localizado cerca de 10 km do centro da cidade.
2- Congresso Nacional
Símbolo de Brasília, o Congresso Nacional abriga o Senado e a Câmara dos Deputados. É parada obrigatória para quem visita a capital. Inclusive, é possível fazer visitas guiadas pelo prédio idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, uma das suas obras preferidas.
A arquitetura exuberante do prédio traz as famosas cúpulas invertidas, aquelas que parecem dois pratos. Com certeza vale tirar uma foto de um dos maiores cartões postais do Brasil!
Ah, outra curiosidade: o Congresso Nacional só passou a funcionar neste prédio em Brasília em 1960. Você sabia?
Exuberante por fora, o nosso Congresso também é lindo por dentro! Por isto não deixe de fazer uma visita interna guiada.
Elas acontecem geralmente entre às 9h e 17h30, são feitas em grupo e duram aproximadamente meia hora.
Mas fique atento aos dias: segundas e sextas-feiras há visitas por agendamento ou espontâneas. Nas quintas-feiras só acontecem com agendamento prévio.
Já aos finais de semana e feriados as visitas são sempre espontâneas. Nas terças e quarta-feiras não há visitas.
3- Palácio do Planalto
É neste prédio que fica o Gabinete Presidencial. Além de sua importância política este edifício se destaca também pela sua arquitetura.
Além do presidente vários políticos, ministros e chefes de Estado passam por ali todos os dias, e é em frente a este prédio que acontecem as principais manifestações políticas da cidade.
Não só a arquitetura encanta o visitante, como também o interior do Palácio com belíssimas obras de artes. Fica até difícil escolher a mais bonita .
As visitas são gratuitas e acontecem aos domingos das 9h30 às 14h, em grupos e por ordem de chegada
4- Supremo Tribunal Federal
O prédio do Supremo Tribunal Federal fica oposto ao Palácio do Planalto.
Em frente ao prédio fica a Estátua da Justiça. Uma obra de arte tão famosa com certeza merece uma foto, não é mesmo?
Se você quer fazer uma visita, fique atento aos horários. O prédio fica aberto à visitações de segunda a sexta, às 10h e 11h. Segundas, terças e sextas de 14h às 17h e as visitas tem que ser agendadas com antecedência pelo site.
O passeio é gratuito, com duração de uma hora e os grupos são limitados a 30 pessoas.
Não é permitido a entrada em trajes esportivos
5- Museu Nacional de Brasília
O Museu Nacional de Brasília chama a atenção pela arquitetura semi-esférica idealizada por Oscar Niemeyer. Uns dizem que é semelhante a um disco voador, outros preferem compará-lo com metade de uma bola.
O museu fica no setor cultural sul da cidade e o espaço conta com exposições de arte itinerantes, conferindo sempre um tom de novidade no ambiente. É um dos pontos turísticos de Brasília mais interessantes no quesito cultural.
6- Palácio Itamaraty
Palácio do Itamaraty. O prédio é a sede do Ministério das Relações Exteriores e fica na Esplanada dos Ministérios.
O Palácio foi concebido com a função de apresentar o Brasil aos visitantes. Deste modo foi construído só com materiais nacionais e as obras de arte que enfeitam seus salões também são de autoria apenas de artistas brasileiros.
As visitas são gratuitas e acontecem todos os dias às 9h, 11h, 14h, 15h e 17h.
Mas fique atento: embora as visitas aconteçam todos os dias o agendamento só acontece em dias úteis das 9h às 17h.
As visitas comportam grupos de 15 pessoas e são oferecidas em português, inglês e francês.
7-Palácio da Alvorada
O prédio é um dos mais cobiçados pelos turistas, afinal é a casa oficial do presidente.
A arquitetura do local impressiona qualquer pessoa! Um lindo espelho d’água vai de encontro às estruturas de concreto do prédio. As entradas não tem cercas e nem muros.
A segurança é rígida e os visitantes passam por uma revista de detector de metais antes de entrar no ônibus que os leva até lá.
As visitas duram meia hora e durante o passeio você vai conhecer as salas de reunião, a biblioteca oficial, a capelinha, o jardim e a piscina.
Ah, não deixe de prestar atenção nas obras de artes. Você vai encontrar obras de artistas como Ceschiatti, Volpi, Tarsila do Amaral, entre outros.
As visitas acontecem nas quartas-feiras das 15h às 17h e dependem se o presidente vai estar ou não na residência.
Uma dica é chegar com uma hora de antecedência para pegar a senha, pois elas costumam acabar rápido.
8- Lago Paranoá
O lago Paranoá é uma lagoa artificial que abraça a cidade de norte a sul. Costuma ser bastante frequentado por praticantes de esportes náuticos que agitam suas águas.
A Ponte JK, um dos cartões-postais de Brasília, atravessa o lago Paranoá e encanta os turistas a qualquer hora do dia. Nas margens do lago, o destaque fica por conta do Pontão do Lago Sul, com seus diversos bares e restaurantes.
9- Torre de Tv
Um dos melhores lugares da cidade e localizada bem no centro do Plano Piloto, sua vista de 360º proporciona um visual de tirar o fôlego do alto do mirante, sendo um dos lugares bonitos de Brasília para passear em família.
Vale visitar em diferentes horários, pois tanto o amanhecer quanto o entardecer são deslumbrantes!
Já a noite, com as luzes da cidade acesas e tendo como plano de fundo o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios a paisagem vira um verdadeiro cartão postal.
mirante funciona às segundas-feiras das 14h às 20h e de terça a domingo das 8h às 20h.
Voando Alto – Você escolhe seu destino e pode contar com o suporte de um time de especialistas a seu lado, cuidando dos detalhes mais importantes em tempo real.
Nossa missão é cuidar para que você tenha a melhor experiência em todas as esferas de sua viagem.