Como viajar com segurança e se proteger da covid-19?
Sabemos que pegar a mala e ir conhecer novos lugares se tornou um processo mais cauteloso, que requer alguns cuidados. No entanto, ao adotar as medidas preventivas necessárias para se proteger da Covid-19, é possível viajar seguro e tranquilo. Ou seja, você pode retomar seus planos de viagem, desde que respeitando as recomendações das autoridades.
Mas como fazer esse planejamento em um momento tão diferente da nossa história?
É comum que, nessas horas, muitas dúvidas passem pela cabeça do viajante, ainda mais com as restrições impostas tanto para viagens aéreas quanto rodoviárias.
Se esse é o seu caso, fique tranquilo, pois podemos ajudar.
Para facilitar sua vida e descomplicar suas próximas viagens, preparamos um texto completo, com tudo o que precisa saber para viajar com segurança.
É possível viajar com segurança durante a crise da covid-19?
Embora as medidas de isolamento para conter a propagação do vírus variem de uma cidade para outra, é possível viajar com segurança durante a pandemia.
Contudo, é preciso se atentar a algumas recomendações importantes, especialmente em aeroportos, ambientes nos quais se entra em contato com um maior número de pessoas de várias partes do país e do mundo.
Quais medidas de segurança estão sendo tomadas pelos aeroportos e linhas aéreas?
Além da recomendação da Infraero de que se dirijam aos aeroportos apenas pessoas que precisam viajar de avião, existem ainda as medidas de segurança determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Confira algumas de suas orientações:
- Disponibilização de álcool em gel, sabonete líquido e papel em toalha em todos os terminais
- Distanciamento social de pelo menos dois metros entre as pessoas
- Divulgação de instruções de distanciamento social, higiene e proteção nas áreas de embarque e desembarque, áreas operacionais e administrativas, banheiros e estacionamentos
- Estímulo à realização do check-in por meio de canais digitais, como aplicativos das empresas aéreas ou web-check-in
- Evitar o manuseio de cartões de embarque impressos
- Reforço na limpeza e desinfecção da área de movimentação de passageiros, pontes de embarque, ônibus, desembarque e demais áreas comuns
- Se possível, usar cartões de crédito ou smartphone para pagamento em lojas e serviços no aeroporto
- Uso de máscara obrigatório por parte dos passageiros e pessoas que circulam pelas áreas públicas dos terminais, além do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) pelos colaboradores.
Já as empresas aéreas adotaram políticas que tornam obrigatório o uso de máscaras em todas as aeronaves comerciais.
Também eliminaram o serviço de bordo em voos nacionais, tornaram mais rigorosos os protocolos de desinfecção e higiene e equiparam funcionários com EPIs.
Até mesmo a organização do embarque e desembarque de passageiros passou por mudanças, acontecendo agora por filas pensadas para evitar aglomerações.
Quais cuidados tomar antes, durante e depois da viagem?
Conheça as orientações que você deve tomar do início ao fim de suas próximas viagens para reduzir o risco de contágio. Todas elas se baseiam em orientações das autoridades, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e valem para qualquer tipo de viagem.
Fique por dentro:
Antes de viajar
- Higienize as mãos regularmente e também superfícies que sejam tocadas com frequência, como o volante, caso viaje de carro
- Providencie máscara para usar no aeroporto, rodoviária ou ao descer do carro em locais públicos
- Reserve também quantidade suficiente de álcool em gel para se proteger do vírus
- Se dormir em um hotel, pousada ou resort, procure conhecer todos os protocolos de segurança adotados para escolher a opção mais segura
- Se estiver com sintomas, não viaje! Essa é uma atitude responsável, especialmente considerando que a Covid-19 tem alto grau de contágio.
Durante a viagem
- Higienize as mãos antes de se alimentar e ao circular por ambientes com outras pessoas
- Procure manter distância dos outros passageiros
- Se puder, deixe as janelas abertas para que o ar possa circular com maior frequência para reduzir o risco de contrair doenças
- Use máscara sempre.
- Em caso de adoecimento durante a viagem, busque atendimento médico e evite a automedicação.
Após o deslocamento
- Todos os cuidados básicos de higiene devem ser mantidos, como distanciamento social, higienização das mãos, não compartilhamento de objetos de uso pessoal e uso de máscara
- Se apresentar algum sintoma como febre, tosse ou dificuldade para respirar, busque atendimento médico imediatamente e informe também as regiões visitadas recentemente.
Voando Alto Agência de Viagens. – Você escolhe seu destino e pode contar com o suporte de um time de especialistas a seu lado, cuidando dos detalhes mais importantes em tempo real.
Nossa missão é cuidar para que você tenha a melhor experiência em todas as esferas de sua viagem.