Como Economizar na Viagem? Dicas pra quem quer viajar gastando pouco.
Quer saber como economizar na viagem? A Voando Alto preparou algumas dicas pra você.
Viajar é bom e todo mundo gosta. Agora, viajar de forma econômica, é ainda melhor, não é mesmo? Apesar de sabermos que viajar significa ter uma lista de despesas para as quais o viajante deve estar sempre preparado, também sabemos que é possível, sim, reduzir esses números e sair pelo mundo afora com um orçamento um pouco mais limitado.
Planejar uma viagem gastando menos não significa que você não vai conseguir se divertir desbravando outros destinos por aí.
Para que você possa tornar tudo isso possível, fizemos algumas sugestões que vão te ajudar a poupar dinheiro durante os seus dias longe de casa. E lembre-se, economizando durante suas viagens, experiências como essa poderão acontecer mais de uma vez por ano.
Quer saber como Economizar na Viagem? Siga as dicas abaixo
1. Pesquise.
O primeiro ponto importante na hora de descobrir como economizar na sua viagem é: se planejar a partir de informações sobre o seu destino.
Mais do que saber quando fazer uma viagem, é importante entender o que essa viagem demanda. Por isso, vale a pena gastar um tempinho dando uma olhada sobre o lugar da sua viagem na internet e conversando com pessoas que já passaram por lá.
Essa pesquisa vai te ajudar a entender melhor sobre esse destino, como os preços da cidade, o transporte público e as atrações ou passeios que você pode fazer. Assim vai ficar mais fácil entender se a viagem cabe no orçamento que você tinha pensando e decidir se esse seria o melhor momento para fazê-la, por exemplo.
2. Viaje durante a baixa temporada
Por falar em planejar, se você já viajou em épocas de alta temporada, vai entender exatamente o motivo da nossa segunda dica ser fugir desses períodos quando estiver querendo economizar na viagem.
Preço de passagens e hospedagem, atrações na cidade e até mesmo o comércio local: tudo em épocas de alta temporada ganha um precinho especial e os turistas acabam gastando um valor maior do que o esperado. Ou seja, se você está viajando com pouco dinheiro, procure visitar os destinos escolhidos durante suas baixas temporadas!
E aqui entra um ponto importante: nem sempre as épocas de baixa temporada vão ser as mesmas em cada lugar. Por isso, além de evitar datas mais universais, como o natal e o réveillon, é importante que você faça uma pesquisa sobre o local escolhido para que, assim, consiga escolher a melhor época para visitá-lo.
3. Visite atrações gratuitas
Até cidades caras como o Rio de Janeiro podem permitir uma viagem mais econômica. Se você vai gastar um dinheiro extra com hospedagem ou alimentação, por exemplo, monte seu roteiro priorizando atrações gratuitas.
Cidades grandes costumam ter inúmeras possibilidades que podem ser desfrutadas sem que seja necessário pagar por isso. Faça uma pesquisa na internet e encontrará rapidamente opções no autêntico estilo “catraca livre” para deixar sua viagem ainda mais interessante e mais barata.
4. Hospedagem
Uma coisa que pode te ajudar muito a economizar na viagem é o lugar onde você decide se hospedar durante sua estadia. E dizemos isso por dois motivos: a localização e o preço da hospedagem:
- Localização: se você quer economizar na viagem, é interessante que você pense pontos estratégicos na hora de escolher onde se hospedar. Lembre-se da pesquisa que você fez, abra o mapa da cidade e tente encontrar um ponto mais central dentro das atividades que quer fazer e lugares que quer conhecer, assim você pode conseguir realizar todo o seu cronograma a pé e não ter gastos com transportes. Caso isso seja inviável, tente achar uma hospedagem que fique próxima de alguma linha de transporte, para que fique mais fácil ir e vir pela cidade;
6. Economize nas refeições
Um gasto grande que podemos ter em viagens está relacionado às refeições diárias. Por não estarmos acostumados com a cidade, é difícil saber quais os restaurantes, padarias e cafés com o melhor custo benefício e fácil cair nas opções mais óbvias, localizadas próximas aos pontos turísticos (bem mais caras do que outros estabelecimentos na cidade).
Algumas dicas para evitar que isso aconteça são:
- Fuja das ruas principais e pontos turísticos: não queremos que você caia nas “armadilhas para turistas” e, por isso, nossa maior dica é que você evite ao máximo comer em locais mais turísticos. Se aventure pelas ruas e pelos bairros da cidade – além de conhecer o lado mais cotidiano do seu destino, essa é uma ótima forma de esbarrar com opções de alimentação mais em conta.
- Se possível, converse com pessoas da cidade: a melhor forma de saber bons lugares para ir e economizar na viagem é conversando com quem conhece a região. Peça dicas na sua hospedagem, busque na internet e converse com amigos que já passaram por ali.
- Acredite no seu potencial como Chef de cozinha: uma das melhores maneiras de economizar é preparando suas próprias refeições. Caso seja possível, procure fazer compras em um supermercado local e comer mais em casa.
- Tenha sempre um lanchinho em mãos: bateu a fome mas a opção de restaurante mais barato ainda está um pouco longe? Ter um lanchinho na bolsa é uma ótima dica para você conseguir segurar a fome até sair da área mais turística e encontrar opções mais viáveis de refeição.
7. Pense nas formas mais econômicas de transporte durante a viagem
Tente sempre se optar aos meios de transporte que te dão uma mobilidade maior pelo menor preço.
Alguns destinos podem ser conhecidos alugando bicicletas, outros têm uma linha metroviária mais robusta e há ainda os que você vai encontrar nos ônibus o melhor meio de transporte.
8. Faça um orçamento diário
A nossa última dica vai de encontro com a primeira: um dos maiores inimigos dos viajantes em questão de gastos é a falta de planejamento. Pensando nisso, uma boa ideia é criar um orçamento diário para conseguir economizar na viagem.
Durante a viagem, vá anotando suas compras e faça um balanço geral ao final do dia. Isso vai te ajudar a manter os gastos controlados, saber exatamente quanto dinheiro ainda pode gastar e tomar decisões mais estratégicas durante o dia (seja de alimentação, transporte, passeios etc).